O fenômeno “Runaway” + 4 cantoras norueguesas pra você acompanhar

Apesar de ter sido lançado há 6 anos, o single Runaway“, da cantora norueguesa Aurora Aksnes têm feito um sucesso estrondoso agora, em plena pandemia. Na verdade, diversas músicas tanto mais recentes (e aí contamos com a de AURORA) quanto as do século passado, lançadas antes dos anos 2000, têm viralizado pela internet. Mas ao que se deve esse fenômeno?

A verdade nua e crua é que esse fenômeno se deve à rede social TikTok – gostando ou não da rede, ela está se mostrando um ótimo difusor de músicas. Diversos artistas vêm ganhando fama e aumentando sua gama de fãs graças ao fenômeno da viralização no TikTok: Olivia Rodrigo (Estados Unidos) e Måneskin (Itália) são dois exemplos também muito recentes disso. Mas, o que aconteceu com a música de AURORA, especificamente?

A nova onda de popularidade de “Runaway” começou com um filtro de outra rede social: Instagram. O filtro funciona como um photoshoot com fundos contendo imagens do céu (para utilizá-lo, é melhor com um fundo de cor clara), dando um ar onírico no resultado das fotos, tal qual a vibe dos trabalhos de AURORA. O nome do filtro é “Runaway Aurora” e além do visual mágico, a gravação do “photoshoot” contém a própria música de fundo.

Tecnicamente falando, foi assim que o novo boom aconteceu: as redes sociais se provaram um novo gancho fundamental para propagação de músicas na atualidade. De uma maneira mais simplista e social, o resultado do filtro é esteticamente agradável aos olhos e não demorou a migrar de uma rede para a outra, onde foi reproduzido por milhares de pessoas – a própria AURORA participou da challenge, que você pode assistir clicando aqui.

É claro que só ter um grande numero de reproduções não prende público. AURORA é uma artista com criações impecáveis, e o fato de muita gente ter ouvido sua música e ficado é a prova disso. É pela sua incrível voz e o quão genuíno seu trabalho é que, em 2021, uma de suas músicas lançadas há 6 anos voltou ao topo das paradas – e não obstante, graças também ao fenômeno de difusão do TikTok.

Captura de tela feita no dia 23 de junho

Sabendo que números não necessariamente significam boas músicas, o TNJ também fez uma curadoria de mais 5 cantoras norueguesas – algumas delas não tão grandes quanto AURORA, mas tão boas quanto – para você conhecer e adicionar nas suas playlists:

Moyka

Monika Engeseth, artisticamente Moyka, é uma cantora e compositora de Hallingdal, um vale norueguês. Auto intitulada como pop witch, a artista possui influências das mais diversas vertentes do gênero – do pop alternativo ao pop eletrônico. Apesar de compor desde muito jovem, começou oficialmente sua carreira em 2019, ano em que já lançou seu primeiro EP, o Circles.

Atualmente, Moyka está trabalhando em seu álbum de estreia, que deve ser lançado em Agosto deste ano.

Favoritas da redatora: “Colder” e “All The Things We Forgot“.

Anna of the North

Antes sendo o nome para uma dupla de Oslo, Anna of the North hoje consiste apenas como um projeto solo de Anna Lotterud, e está em atividade desde 2014. Seus estilos vão do dream ao soft pop e, assim como muitos artistas das regiões leste e norte da Europa, a influência da música eletrônica mais dançante – tal qual Moyka.

Se você assistiu a adaptação da Netflix de “Para Todos os Garotos que Já Amei” – ou ainda vai assistir, talvez reconheça “Lovers“, que sim, é da Anna! E cá entre nós, é realmente uma voz digna de trilhas sonoras.

Favoritas da redatora: “Here’s To Another“, “Fire” e “When R U Coming Home“.

Sigrid

Sigrid Raabe, artisticamente conhecida simplesmente como Sigrid é outra cantora e compositora norueguesa de sucesso notável – já falamos previamente dela aqui (nota da redatora: relevem certas coisas, tal como Pokémons, escritas também evoluem). Apesar de estar na cena desde 2013, seu trabalho ganhou notoriedade em 2017, com o lançamento de seu single Don’t Kill My Vibe“.

De lá pra cá, Sigrid lançou diversos singles e dois EPs (Don’t Kill My Vibe e Raw). Seu álbum de estreia, Sucker Punch, foi lançado em 2019. Agora, em 2021, ainda adotando o pop dance com uma maestria que faz parecer um gênero muito simples de seguir se reinventando e amadurecendo, a artista lançou “Mirror“, e nossa expectativa para que um novo trabalho mais longo de Sigrid seja lançado só aumenta!

Favoritas da redatora: “Sucker Punch“, “Strangers” e “Known You Forever” (unreleased).

Amanda Tenfjord

Amanda Tenfjord é o nome por trás da voz capaz de fazer qualquer um se apaixonar e está no mercado desde 2014. Com apenas 24 anos, a artista é uma das maiores apostas do Norwegian Arts – uma das categorias do site da embaixada Norueguesa no Reino Unido. Seu estilo e texturas sonoras atingidas por sua voz são comparados aos de outros grandes talentos como Adele e Ellie Rowsell (Wolf Alice).

Diferentemente de muitos artistas do norte europeu com influência majoritariamente carregada pela música eletrônica, Tenfjord trabalha com melodias mais calmas, flertando até mesmo com o blues e o folk.

Apesar de estar há mais de 5 anos na indústria musical, Amanda Tenfjord não possui um álbum de estúdio – mas estamos torcendo muito pra que tenha logo, logo!

Favoritas da redatora: “Troubled Water“, “Miss the Way You Missed Me” e “Let Me Think“.

E então, qual foi sua preferida? Adicionaria alguma ao post? Conta pra gente!

Deixe um comentário